jueves, 26 de marzo de 2020

2º ESO A-B-C, tarefas 26 de março.

2º ESO  A-B-C, 25 de março, segunda tarefa: Ficha de trabalho:


Bom día, estou a ler os exercícios e ouvir os audios, e a vossa pronúncia é muito boa !!

Agora vou carregar a primeira ficha de trabalho: (Há dois Videoclipe!!)


Aprender português cantando... com os D.A.M.A!
Quais são as tuas canções favoritas em português?
  1. Conheces a canção Às vezes, dos D.A.M.A?

a) Antes de ver o videoclipe, descobre o que significam estas palavras e
expressões na língua que mais usas.

1. às vezes2. (eu) não sei3. (eu) digo OK4. está bem5. (tu) fazes de propósito 
6. uma vez7. ninguém

b) Este é o refrão da canção. Lê-o, vê e ouve o videoclipe (PULSA AQUI) e acompanha o refrão em voz alta.

Às vezes

Refrão:
Às vezes não sei o que queres e digo OK
Às vezes não sei o que faço e tu ’tá bem
Às vezes fazes de propósito, eu sei
Uma vez não são vezes e eu não digo a ninguém


Já imaginaste uma canção dedicada aos erros de português? Pois é, existe! É a mesma música (Às vezes), mas com uma letra diferente!

a) Este é o refrão. Consegues cantá-lo antes de ouvir e ver o videoclipe?

Às vezes (Escuto e Observo Erros de Português)

Refrão:
Às vezes oiço cada coisa e não fico OK
Às vezes leio português que não está bem Ninguém faz de propósito, eu sei
Mas acontece tantas vezes – ai Jesus, minha mãe!


b) Vê e ouve o videoclipe (PULSA AQUÍ) e acompanha, cantando o refrão.
O resto da letra ajuda a compreender o refrão.

a) Escolhe a palavra certa para cada espaço em branco.
Sei que às vezes eu pareço 1. _______________(aborrecido, zangado, estragado) 
Mas isso faz-me ficar 2. ________________(desanimado, despenteado, preocupado)
Não 3. _______________ ver a nossa língua neste estado (gosto, posso, quero)4. _______________anda a ser tão maltratado (japonês, português, francês)    (...)
Se eu tivesse 5. ____________, homens e mulheres não diziam *quaisqueres (malmequeres, poderes, colheres)
Eu sei que é 6. ______________ distinguir o “à” do “há” (difícil, impossível, fácil) 
Para onde é o acento? Qual deles leva o “h”? Oh 7. _______________ (tia, avó, mãe)
E acredita, 8. _____________, que toda a gente é capaz (rapariga, menino, rapaz)
De não escrever um 9. ______________“ ” na palavra “ananás” (x, z, ç)
E era maravilha ver “você” sem 10. _________________(cedilha, chapéu, língua)

b) Ouve a música de novo para confirmar as tuas respostas.
    1Aprender português cantando... com os D.A.M.A!

         Quais são as tuas canções favoritas em português?
  1. a)  Em casa, escrevam o título das várias canções ouvidas na aula:

    ____________________________________________________

    _____________________________________________________

    _____________________________________________________

  2.  O resto da letra ajuda a compreender o refrão.
page4image23242112  page4image23245568 page4image23247296 page4image23235008 page4image23245952
a) Propõe uma palavra com sentido para cada espaço em branco.
Sei que às vezes eu pareço 1._____________
Mas isso faz-me ficar 2._________________
Não 3._____________- ver a nossa língua neste estado
4. _____________anda a ser tão maltratado 

b) Ouve a música de novo para confirmar as tuas
respostas.

c) Consegues corrigir estes erros de português? Procura na Internet.

1. *Há-des – isto assim não está bem.2. *Salchicha – isto assim não está bem.3. *Devia de haver – isto assim não está bem. 4. E dizer *tu fizestes também não está bem!

Obrigado pela atenção !!page4image23217856 page4image23218816
A2

No hay comentarios:

Publicar un comentario